NeoRH - Gestão de Pessoas
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Como se Portar em uma Entrevista
Antes da entrevista:
- Procure obter informações sobre a empresa (tipo de produtos, origem...). Mas não fique fazendo perguntas sobre a empresa para a secretária. Muita das vezes, ela está ali para informar ao chefe cada passo seu;
- Verifique o endereço da empresa e como chegar lá (tipo de condução, horário de ônibus, etc);
- Esteja no local com 10 minutos de antecedência. Chegar muito cedo pode demonstrar ansiedade;
- Evite chegar de carro ao local pedindo para estacioná-lo na garagem;
- Seja educado com todas as pessoas, do porteiro ao consultor. Pois você estará sendo avaliado desde o momento em que pisar na empresa;
- Cuide da aparência física, especialmente barba, cabelo e unhas;
- Faça uma revisão das suas principais atividades profissionais;
- Leve consigo a pasta de documentos;
- Em caso de atraso ou impossibilidade de comparecer, sempre telefone avisando. Imprevistos podem ocorrer com qualquer um e "geralmente" são compreendidos pelos consultores.
Trajes
- Não compareça de shorts, camiseta regata, saia curta, roupas coloridas e transparentes, chinelo, baton muito forte, ou muito perfume;
- Não há necessidade de comparecer com roupas sociais e gravatas. Exceto para cargos de executivos, gerentes, etc.;
- Não dê uma de galã ou de sedutora, deixando a roupa ou a camisa desabotuada.
Durante a entrevista
- Ao entrar na sala, espere que o consultor lhe diga para sentar;
- Sente-se de maneira confortável, mas não se esparrame;
- Se o entrevistador lhe oferecerer café ou algo para beber, pergunte se irá acompanhar, caso não o acompanhe, evite aceitar;
- Não coloque seus pertences ou os braços sobre a mesa. Se não houver outra cadeira, coloque seus pertences sobre as pernas ou no chão;
- Jamais mexa na mesa do consultor, e evite ficar olhando muito para os objetos que estão ali;
- Esteja preparado para responder perguntas como:
- Por que deixou o último emprego?
- Você gostava do seu último emprego?
- Por que deseja trabalhar em nossa empresa?
- Por que mudou tanto de emprego?
- Quais eram suas responsabilidades?
- No seu ponto de vista, quais são os seus aspectos positivos e negativos?
- Não desvalorise a empresa ou o chefe anterior;
- Responda às perguntas de maneira clara e objetiva. Mas não dê respostas curtas ou longas demais, podendo encerrar logo a conversa;
- Não tome para si o controle da entrevista;
- Se não souber responder à alguma pergunta, diga que não sabe, é melhor do que inventar;
- Seja sincero, natural e discreto;
- Demonstre segurança e otimismo sem ser arrogante;
- Trate o entrevistador da maneira mais correta (senhor, senhora);
- Olhe para o entrevistador e ouça-o com atenção;
- Evite:
- Mascar chicletes;
- Chupar bala;
- Fumar;
- Atender o celular ou o "BIP";
- Consultar o relógio;
- Usar gírias;
- Interromper o entrevistador;
- Gesticular muito;
- Ficar mudando de posição na cadeira;
- Falar e rir alto;
- Cruzar os barços, pode significar que o assunto está pesado demais;
- Ficar passando a mão no cabelo;
- Jamais revele tiques de nervoso, como: roer unhas, piscar muito ou mascar um chiclete invisível;
- Evite tossir ou espirrar demais. Se estiver doente, tente desmarcar a entrevista;
Postado por Neo RH -
4:09:00 PM -
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